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???metadata.dc.type???: masterThesis
Title: Modelo matemático para controle de um sistema ativo de suspensão automotiva
Author: Azevedo, Claudio Marcio Medeiros de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Villarreal, Elmer Rolando Llanos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Garcia, Antonio Ronaldo Gomes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Alex Sandro de Araújo
???metadata.dc.description.resumo???: Com o auxilio da matemática o homem utiliza representações que são capazes de explicar e interpretar fenômenos em estudos, com isso, o uso da matemática como linguagem simbólica conduz a uma representação da situação problema em termos matemáticos, que por sua vez, este modelo pode ser entendido como um conjunto de símbolos e relações que representa uma situação, um fenômeno, ou um objeto real a ser estudado. Diante disso, o presente trabalho apresenta a modelagem matemática de um quarto do sistema de suspensão de um automóvel, a fim de obter uma função de transferência para em seguida colocar o sistema em uma representação no espaço de estados. Serão tratados também os problemas de estabilização em sistemas lineares contínuos no tempo usando realimentação estática de saídas. Os resultados apresentados têm como ponto de partida o conceito de subespaços (C, A,B)-invariantes caracterizados algebricamente através de um par de equações acopladas de Sylvester, cuja solução pode ser obtida, para sistemas que verificam a condição de Kimura, em duas etapas utilizando o algoritmo de Syrmos e Lewis. No caso de sistemas normais como é estudado neste trabalho será usado à técnica de estabilização para dois sistemas satisfazendo a condição de Kimura será feitas simulações deste automóvel passando por duas perturbações externas, e os ganhos dos controladores empregados serão obtidos através dos métodos de alocação de polos e das equações acopladas de Sylvester, e finaliza o trabalho fazendo um elo em relação a respostas das duas matrizes de ganhos de realimentação
Abstract: With the aid of the mathematical the man uses representations that are able to explain and interpret phenomena in studies, with this, the use of mathematics with language symbolic leads representation of the problem situation in mathematical terms, which in turn, this model can be understood as a set of symbols and relationships that represent a situation, phenomenon, or a real object to be studied. Therefore, this paper presents a mathematical modeling of quarter suspension system of an automobile in order to obtain a transfer function and then put the system in a state space representation. The second part deals with the problems of stabilization in continuous-time linear systems using static output feedback. The second part deals with the problems of stabilization in continuous-time linear systems using static output feedback. The results presented have as their starting point the concept of subspaces (C,A,B)-invariant algebraically characterized by a pair of coupled Sylvester equations, whose solution can be obtained for systems that verify the condition Kimura, in two stages using the algorithm and Lewis Syrmos. In the case of normal systems as studied in this work will be used the technique of the stabilization for two systems satisfying the condition Kimura, will be simulations of this car passing by two external disturbances, and controller gains employees will be obtained by the methods of allocation poles and coupled Sylvester equations, and finishes the work by making a bond regarding the responses of two arrays of feedback gains
Keywords: Modelagem matemática
Suspensão automotiva
Espaço de estados
Equações de Sylvester
Mathematical modeling
Automotive suspension
State space
Sylvester equations
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
???metadata.dc.publisher.initials???: UFERSA
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sistemas de Comunicação e Automação
Citation: AZEVEDO, Claudio Marcio Medeiros de. Modelo matemático para controle de um sistema ativo de suspensão automotiva. 2013. 80 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Comunicação e Automação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.ufersa.edu.br:80/tede/handle/tede/756
Issue Date: 16-Aug-2013
Appears in Collections:MESTRADO EM SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E AUTOMAÇÃO

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